
A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) informou nesta quinta-feira (9) que o caso do jovem de 24 anos atendido na UPA 24h de Jacobina não se enquadra como suspeito de intoxicação por metanol. Após avaliação clínica realizada pelo Centro de Informação e Assistência Toxicológica (Ciatox-BA) e pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs-BA), foi constatado que o quadro apresentado pelo paciente é incompatível com a definição de caso suspeito estabelecida pelo Ministério da Saúde.
De acordo com a Sesab, o paciente apresentou melhora clínica significativa e não há, até o momento, nenhum novo caso sob investigação no estado. O órgão estadual destacou que o monitoramento segue ativo, com triagem técnica permanente e articulação entre as áreas de vigilância, assistência e segurança pública, para rápida identificação e resposta a qualquer possível ocorrência relacionada a bebidas alcoólicas adulteradas.
Na última semana, dois casos que haviam sido investigados — um em Feira de Santana e outro em Salvador — também foram descartados após análises laboratoriais e investigações conduzidas pelo Ciatox-BA, Cievs-BA e Departamento de Polícia Técnica (DPT). A Sesab informou ainda que mantém ações preventivas e um estoque estratégico de antídotos, como o etanol farmacêutico, para garantir atendimento imediato em situações de risco.
Fonte: Jacobina 24 Horas