PUBLICIDADE

Policiais militares são presos por desaparecimento de homem e idoso em Campo Formoso; comando divulga nota

Botões de Compartilhamento

Um sub-tentente e um sargento da Polícia Militar foram presos na manhã desta quarta-feira (20), suspeitos de envolvimento no desaparecimento de um idoso e um homem, em um sítio na cidade de Campo Formoso, no norte da Bahia.

Segundo informações de familiares, testemunhas contaram que Pedro Segundo Curaçá Chaves, de 63 anos, e Rafael Pereira da Silva, de 32, foram levados por homens que estavam em duas caminhonetes. O caso aconteceu em outubro de 2024.

Os dois moravam no sítio, que é de Pedro Segundo, e está localizado no povoado de Folha Larga. Rafael Pereira trabalhava para o idoso.

A “Operação Krampus” do Ministério Público da Bahia (MP-BA) cumpriu ainda seis mandados de busca e apreensão. As ordens judiciais foram cumpridas nos municípios de Campo Formoso, Senhor do Bonfim e Juazeiro.

Foram feitas buscas nas residências, na sede da Cipe Caatinga e na 54ª Companhia Independente da PM em Campo Formoso, quando foram apreendidos veículos, armas, celulares, entre outros objetos.

Os PMs presos são lotados, respectivamente, na CIPE – Caatinga e na 54ª CIPM de Campo Formoso.

O MP-BA informou que Pedro Segundo e Rafael Pereira não foram encontrados até a última atualização desta reportagem. As investigações apontaram que os suspeitos usaram um veículo oficial pertencente à Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA) para cometerem o crime.

Os familiares das vítimas foram procurados por vizinhos que perceberam uma “movimentação estranha” no local. Ao chegarem no sítio, eles encontraram as portas do imóvel abertas e os cômodos virados.

A família de Pedro Segundo afirmou que apesar da bagunça na casa, eles não sentiram falta de pertences das vítimas.

Na tarde desta quarta, o comando da 54ª Companhia Independente da Polícia Militar de Campo Formoso divulgou nota de esclarecimento, afirmando que “acompanha o caso e tem prestado total apoio às instituições responsáveis, colaborando com as investigações e fornecendo as informações solicitadas”.

Leia a nota na íntegra:

A Polícia Militar da Bahia (PMBA), por meio do Comando da 54ª CIPM, informa que tomou conhecimento da operação deflagrada nesta quarta-feira (20), denominada “Operação Krampus”, conduzida de forma integrada pelo MPBA (GAECO) e Grupo de Segurança Pública (GEOSP), em parceria com a Secretaria da Segurança Pública (SSP), por intermédio da Força Correcional Especial Integrada (FORCE) e da Corregedoria da PMBA.

O Comando da 54ª CIPM destaca que acompanha o caso e tem prestado total apoio às instituições responsáveis, colaborando com as investigações e fornecendo as informações solicitadas, com o objetivo de que os fatos sejam esclarecidos com transparência e responsabilidade.

É importante frisar que as prisões efetivadas têm caráter cautelar, não configurando condenação.

Assim, reforça-se a necessidade de observância ao devido processo legal e à ampla defesa, princípios fundamentais de um Estado Democrático de Direito, para que se possa ter uma compreensão plena da verdade dos fatos.

A Polícia Militar da Bahia reafirma seu compromisso com a sociedade, atuando sempre com legalidade, ética e disciplina, destacando a sua missão constitucional de servir e proteger a sociedade baiana.

Campo Formoso, 20 de agosto de 2025.

Comando da 54ª Companhia Independente de Polícia Militar

Leia mais

PUBLICIDADE