Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) orienta elaboração do orçamento federal; 35 trechos da proposta foram vetados
Foto: Ricardo Stuckert / PR
No fim deste mandato, em dezembro de 2026, o presidente Lula (PT) estará com 81 anos e será o mais velho a deixar o comando do país na história da República brasileira. O petista se aproxima da marca em meio a dúvidas sobre sua reeleição.
Aos 79 anos, Lula já é o mais velho a ocupar o Palácio do Planalto. Antes, quem detinha o título era Michel Temer (MDB), que assumiu após o impeachment de Dilma Rousseff (PT) e governou o país até 2018, à época com 78 anos.
No outro extremo do espectro etário, Fernando Collor (então no PRN), que caiu em meio a um processo de impeachment em 1992, permanece como o mais jovem a encerrar um mandato presidencial no Brasil, aos 43 anos.
Ocupando a Presidência pela terceira vez, Lula nasceu em 27 de outubro de 1945 em Garanhuns, interior de Pernambuco. Encerrou o primeiro mandato, em 2006, aos 61 anos, e deixou o cargo em 2010, ao final do segundo mandato, com 65 anos.
A saúde de Lula pode ser objeto de debate nas próximas eleições.
O presidente teve um acidente doméstico em outubro em que sofreu uma queda no banheiro e bateu a cabeça. O episódio o levou, meses depois, a fazer uma cirurgia de emergência após hemorragia intracraniana, deixando-o internado por alguns dias.
Nas eleições deste ano nos Estados Unidos, o presidente Joe Biden, então com 81 anos, abandonou a disputa pela reeleição e foi substituído por Kamala Harris após ser alvo de questionamentos sobre a sua saúde e a capacidade de liderar o país em um novo mandato.
Quando indagado sobre o pleito de 2026, o presidente brasileiro afirma que “governar não é jogar futebol, governar não é praticar esportes, ou seja, não é o problema da juventude que vai resolver o problema da governança”.
Lula vem repetindo ao longo do mandato que está bem de saúde e rechaça as comparações com a situação de Biden. O petista afirma em diversos momentos que está com um “tesão de jovem”.
Um dos políticos mais próximos de Lula, o senador Jaques Wagner (PT-BA) disse em entrevista à Folha, há alguns dias, que o presidente “é um cara muito bem conservado” para 79 anos. Afirmou ainda que, se ele resolver concorrer novamente, a questão da saúde não será um problema.
Atrás de Lula e de Temer pelo critério de idade no fim do mandato, estão os ex-presidentes Getúlio Vargas (72 anos), Ernesto Geisel (71 anos) e Fernando Henrique Cardoso (71 anos).