Lula se reúne com Lira e Pacheco para discutir emendas parlamentares

Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebe, nesta segunda-feira (9), os chefes do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), para discutir as emendas parlamentares. O encontro também conta com a presença dos líderes do governo no Congresso Nacional, Randolfe Rodrigues (PT-AP), e no Senado Federal, Jaques Wagner (PT-BA).

A reunião com os presidentes do Legislativo ocorre após o ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), ter rejeitado integralmente o pedido de revisão da Advocacia-Geral da União (AGU) da decisão que liberou a execução das emendas, também nesta segunda-feira (9). 

Na última semana, Dino autorizou a liberação dos recursos destinados por deputados e senadores após analisar o projeto de lei complementar (PLP) aprovado pelo Congresso Nacional em novembro. No entanto, o ministro apresentou ressalvas ao texto, como no crescimento das emendas parlamentares e indicou que os autores de cada indicação dos “restos a pagar” das emendas de relator-geral sejam devidamente identificados.

Após a decisão, parlamentares indicaram descontentamento com a nova decisão de Flávio Dino. Na ocasião, o advogado-geral da União (AGU), Jorge Messias, destacou a necessidade de manutenção do projeto aprovado pelo Congresso, que teve a participação do Executivo e o aval do Judiciário.

“É importante dizer que o Supremo Tribunal Federal formou a unanimidade referendando a decisão do ministro Flávio Dino para que ele pudesse especificamente esclarecer cerca de três pontos específicos: a vigência das emendas de bancada e de comissão, as transferências especiais, as chamadas emendas Pix, e a regra do crescimento das emendas. Então, só foram esses três pontos que nós pedimos ao ministro que fosse feito um esclarecimento”, explicou Jorge Messias.

A dúvida em relação às emendas parlamentares tem dificultado a discussão do pacote de revisão de gastos públicos apresentado pela equipe econômica do Palácio do Planalto. M1

Compartilhe :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Destaque

Tragédia na BR-116: Acidente com ônibus que seguia para Vitória da Conquista deixa 38 mortos

Destaque

Jovem que estava sendo feita de refém no Tancredo Neves é resgatada após mais de duas horas

Destaque

Homem é alvejado a tiros em Caldeirão Grande nesta sexta-feira(20)

Destaque

Coronel e Cajado enviaram mais de R$ 4,7 milhões em emendas PIX que beneficiaram ONG baiana investigada pela CGU

Destaque

Bonfinense Dra. Vanessa Lustiago  é baleada em assalto na BR-324; filha de 10 anos também foi atingida

CATEGORIAS
MAIS VISTOS