presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu ao ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, que permanecesse no cargo, apesar de Múcio ter sinalizado desejo de deixar a pasta para passar mais tempo com a família. Lula destacou a importância de Múcio, principalmente por sua habilidade em manter o diálogo com as Forças Armadas após os acontecimentos de 8 de janeiro de 2023, e pediu que ele continuasse no comando da Defesa.
O governo também lida com a reação do meio militar ao projeto de lei enviado ao Congresso que estabelece a idade mínima de 55 anos para aposentadoria de militares a partir de 2032, o que pode impactar investimentos e projetos estratégicos. Lula vê a permanência de Múcio como essencial para evitar tensões entre o governo e as Forças Armadas, especialmente diante de recentes desafios no setor.
Embora Lula tenha apoiado a permanência de Múcio, o PT pressiona por mudanças na Defesa, buscando alguém mais alinhado ao partido. Entre os possíveis substitutos estão o vice-presidente Geraldo Alckmin, que tem boas relações com os militares, e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, que poderá deixar a presidência em Fevereiro .Da Agência Brasil