Agentes do Departamento Especializado de Investigações Criminais (DEIC), prenderam nesta quinta-feira (19), um homem de 29 anos, apontado como um dos correntistas que receberam os valores desviados por meio de transações via Pix.
A prisão ocorreu no bairro do Cabula, em Salvador. O acusado é um dos investigados no inquérito que apurou o desvio de doações feitas a pessoas vulneráveis em um programa da Record TV Itapoan.
Após depoimentos, houve o indiciamento de 12 pessoas investigadas pelos crimes de associação criminosa, estelionato, lavagem de dinheiro e organização criminosa.
O delegado Adriano Moreira, coordenador de operações do DEIC, disse que o inquérito foi concluído e remetido ao Ministério Público da Bahia (MP/BA) em dezembro de 2023, pela Delegacia de Repressão aos Crimes de Estelionato por Meio Eletrônico (DreofCiber), com o pedido de prisão de todos os envolvidos.
“Diversas doações foram desviadas ao longo das investigações. Dois comunicadores foram identificados como líderes do esquema, um operador era encarregado de indicar titulares de contas, e nove correntistas que recebiam os valores das doações para, posteriormente, repassá-los a outros envolvidos também foram indiciados”, revelou o delegado.
Após a prisão, o suspeito foi submetido ao exame de lesão corporal e está à disposição do Poder Judiciário. Ainda segundo a Polícia Civil, o processo corre em segredo de Justiça.