A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) realizou, no último dia 5 de dezembro, a licitação para a contratação das obras da primeira etapa do Canal do Sertão Baiano (CSB). O projeto, considerado a maior obra de infraestrutura hídrica da Bahia, terá 317 quilômetros de extensão total e beneficiará diretamente mais de 1,2 milhão de pessoas em 44 municípios das bacias dos rios Itapicuru, Jacuípe/Paraguaçu, Tourão, Vaza-Barris e Salitre.
A primeira etapa do canal, com 10,6 quilômetros, será construída entre o reservatório RC 500 e a futura estação de bombeamento EB600, em Juazeiro. A empresa vencedora da licitação apresentou uma proposta no valor de R$ 119 milhões, com recursos assegurados na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2024. As obras estão programadas para começar no primeiro trimestre de 2025.
Entre os municípios da região de Jacobina que serão diretamente beneficiados pelo projeto estão: Andorinha, Antônio Gonçalves, Caém, Caldeirão Grande, Campo Formoso, Capim Grosso, Filadélfia, Jacobina, Miguel Calmon, Mirangaba, Morro do Chapéu, Ourolândia, Pindobaçu, Piritiba, Ponto Novo, Quixabeira, Saúde, Serrolândia, Várzea do Poço e Várzea Nova. O canal possibilitará irrigação em pequenas propriedades rurais, perenização de rios e suporte ao setor agrícola, visando promover segurança hídrica e melhorar a qualidade de vida das populações beneficiadas.
Fonte: Jacobina 24h