
Um abalo sísmico de magnitude 3,2 na escala Richter (mR) atingiu uma área onde funciona uma mineração de cobre, próxima ao distrito de Pilar, no município de Jaguarari, no norte da Bahia.
A ocorrência foi confirmada pelo Laboratório de Sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis/UFRN) que monitora a atividade sísmica na regão. O órgão informou que diversos tremores de menor magnitude são registrados com frequência em Jaguarari e nos mais de três anos de monitoramento da região mais de 100 eventos foram registrados, sendo este último o de maior magnitude.
O tremor de terra foi sentido por moradores da localidade, deixando muitos assustados. Um áudio atribuído a uma funcionária da mineradora chama atenção pela expressão de medo (ouça abaixo desta matéria): “Boa noite família. Nesse momento estamos aqui na mina, teve um tremor bem forte agora às 23:50. Quebrou vidros de janela do laboratório, derrubou as coisas da prateleira. Nós estamos todos assustados Senhor, ninguém sabe o que aconteceu, se na subterrânea aconteceu alguma coisa. Estamos todos aqui fora do laboratório com medo, Jesus tenha misericórdia”.
A Mina de Cobre do distrito de Pilar é uma das principais operações de cobre no Brasil, com minas subterrâneas e a céu aberto. A mina é conhecida por ser uma das mais profundas do país, com profundidade que se aproxima de 1.400 metros.
O maior tremor já registrado na Bahia até então foi na região das cidades de Mutuípe, que fica no Vale do Jiquiriçá e Amargosa, no Recôncavo Baiano, ocorrido no dia 30 de agosto de 2020.
No Brasil, o maior abalo sísmico já registrado foi ano passado, com grau de gravidade de 6,6., em Ipixuna, no Amazonas. O epicentro foi a 614,5 quilômetros de profundidade, quase o dobro da distância entre Salvador e Jacobina. O único terremoto já registrado que provocou algum tipo de destruição ocorreu em João Câmara, município do Rio Grande do Norte, em 1980. Com uma escala de 5,1 graus na escala Richter, quatro mil casas foram destruídas. Nenhuma morte até hoje foi registrada em consequência de um tremor no Brasil. Por:Noticia Limpa