Ação resultou na erradicação de cerca de 132 mil pés da planta e na destruição de 3 mil mudas em diferentes áreas do estado e também no Piauí

Foto: Divulgação/PF
A Polícia Federal deflagrou, entre os dias 8 e 17 de abril, a segunda fase da Operação Carcará, com o objetivo de combater o plantio de maconha no norte da Bahia. A ação resultou na erradicação de cerca de 132 mil pés da planta e na destruição de 3 mil mudas em diferentes áreas do estado e também no Piauí.
As plantações foram localizadas em zonas rurais dos municípios baianos de Abaré, Umburanas, Filadélfia, Campo Formoso e Curaçá, além de Dom Inocêncio, no estado vizinho. Três pessoas foram presas em flagrante durante a ação.
A operação contou com apoio aéreo e de forças estaduais, incluindo o Grupamento Aéreo da Polícia Militar (GRAER), a Companhia Independente de Policiamento Especializado (CIPE-Caatinga) e o 9º Batalhão de Bombeiros Militar. Segundo a PF, o ciclo produtivo da cannabis na região é monitorado constantemente, e ações de erradicação são intensificadas nos períodos próximos à colheita, com o objetivo de impedir que a droga chegue ao mercado consumidor.
Segundo o órgão, a operação tem impacto direto na diminuição da oferta de maconha e contribui para enfraquecer a cadeia do tráfico de drogas na Bahia e em outros estados do Nordeste. Bahia.ba