Prefeitura de Jacobina decreta estado de calamidade pública na saúde

A Prefeitura de Jacobina publicou nesta quinta-feira (02) o Decreto nº 001/2025, declarando estado de calamidade pública na área da saúde. A medida emergencial busca restabelecer serviços essenciais e solucionar graves problemas deixados pela gestão anterior.

De acordo com o decreto, a situação foi agravada pelo fechamento do Hospital Municipal Antônio Teixeira Sobrinho em 2023, que sobrecarregou a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e as Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Além disso, denúncias de má administração e contratos irregulares marcaram o setor, com impactos como a suspensão de exames, carência de equipamentos médicos e aumento de amputações.

Para enfrentar a crise, o decreto autoriza contratações emergenciais de profissionais e instituições da área de saúde sem licitação, como previsto pela Lei Federal nº 14.133/2021. Essas contratações, com duração inicial de até 180 dias, visam garantir o acesso universal e integral à saúde da população.

A Prefeita Valdice Castro V reforçou a necessidade de medidas urgentes para evitar o colapso total da rede de saúde e garantir apoio técnico e financeiro dos governos estadual e federal. O decreto já está em vigor.

Fonte: Jacobina FM

Compartilhe :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cidades

Em clima de confraternização com amigos, vereador Francisco Nascimento é flagrado com tornozeleira eletrônica

Destaque

Morre segunda vítima de grave acidente na BA 131 em Miguel Calmon

Cidades

Prefeito Dr. André assina ordem de serviço para ampliação do berçário na Creche Sonho de Criança

Cidades

Cidade de Jequié registra oito homicídios durante o fim de semana

Destaque

Acidente deixa um morto e 05 feridos na BA 131 entre Miguel Calmon e Jacobina

CATEGORIAS
MAIS VISTOS