Lula será presidente mais velho a deixar cargo na história do Brasil

Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) orienta elaboração do orçamento federal; 35 trechos da proposta foram vetados

Foto: Ricardo Stuckert / PR

No fim deste mandato, em dezembro de 2026, o presidente Lula (PT) estará com 81 anos e será o mais velho a deixar o comando do país na história da República brasileira. O petista se aproxima da marca em meio a dúvidas sobre sua reeleição.
 Aos 79 anos, Lula já é o mais velho a ocupar o Palácio do Planalto. Antes, quem detinha o título era Michel Temer (MDB), que assumiu após o impeachment de Dilma Rousseff (PT) e governou o país até 2018, à época com 78 anos.
 No outro extremo do espectro etário, Fernando Collor (então no PRN), que caiu em meio a um processo de impeachment em 1992, permanece como o mais jovem a encerrar um mandato presidencial no Brasil, aos 43 anos.
 Ocupando a Presidência pela terceira vez, Lula nasceu em 27 de outubro de 1945 em Garanhuns, interior de Pernambuco. Encerrou o primeiro mandato, em 2006, aos 61 anos, e deixou o cargo em 2010, ao final do segundo mandato, com 65 anos.
 

A saúde de Lula pode ser objeto de debate nas próximas eleições.
 

O presidente teve um acidente doméstico em outubro em que sofreu uma queda no banheiro e bateu a cabeça. O episódio o levou, meses depois, a fazer uma cirurgia de emergência após hemorragia intracraniana, deixando-o internado por alguns dias.
 

Nas eleições deste ano nos Estados Unidos, o presidente Joe Biden, então com 81 anos, abandonou a disputa pela reeleição e foi substituído por Kamala Harris após ser alvo de questionamentos sobre a sua saúde e a capacidade de liderar o país em um novo mandato.
 Quando indagado sobre o pleito de 2026, o presidente brasileiro afirma que “governar não é jogar futebol, governar não é praticar esportes, ou seja, não é o problema da juventude que vai resolver o problema da governança”.
 

Lula vem repetindo ao longo do mandato que está bem de saúde e rechaça as comparações com a situação de Biden. O petista afirma em diversos momentos que está com um “tesão de jovem”.
 Um dos políticos mais próximos de Lula, o senador Jaques Wagner (PT-BA) disse em entrevista à Folha, há alguns dias, que o presidente “é um cara muito bem conservado” para 79 anos. Afirmou ainda que, se ele resolver concorrer novamente, a questão da saúde não será um problema.
 

Atrás de Lula e de Temer pelo critério de idade no fim do mandato, estão os ex-presidentes Getúlio Vargas (72 anos), Ernesto Geisel (71 anos) e Fernando Henrique Cardoso (71 anos).

Compartilhe :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cidades

Cidade de Jequié registra oito homicídios durante o fim de semana

Destaque

Acidente deixa um morto e 05 feridos na BA 131 entre Miguel Calmon e Jacobina

Destaque

Gusttavo Lima planeja reuniões com Lula e Bolsonaro após anunciar intenção de disputar a Presidência em 2026

Cidades

Bombeiros controlam incêndios florestais em Jacobina,Mirangaba,e Antônio Gonçalves

Destaque

Guarda Municipal captura jovens realizando manobras arriscadas com moto no Bairro do Leader em Jacobina

CATEGORIAS
MAIS VISTOS