PUBLICIDADE

Prova de vida acabou? Veja mudança que pegou aposentados de surpresa

Botões de Compartilhamento


A prova de vida, procedimento necessário para a manutenção do pagamento de aposentadorias e pensões, passou por mudanças a partir de 2026. Com as novas regras, a maioria dos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social não precisa mais se deslocar até uma agência bancária para realizar a comprovação, que agora ocorre de forma automática.

Desde 2023, o INSS passou a realizar o cruzamento de dados em diferentes bases governamentais para identificar se o beneficiário realizou alguma atividade recente. A atualização é feita quando o sistema detecta registros como vacinação, atendimentos no Sistema Único de Saúde (SUS), emissão ou renovação de documentos, votação em eleições, entrega da declaração do Imposto de Renda, atualização no Cadastro Único (CadÚnico) ou recebimento do benefício com uso de biometria em caixas eletrônicos.

Também são considerados válidos o acesso ao aplicativo Meu INSS com selo ouro e a contratação de empréstimo consignado com reconhecimento biométrico. O objetivo do procedimento é confirmar a existência do beneficiário por meio de atos cotidianos registrados em sistemas oficiais.

Caso não seja identificada nenhuma atividade no período de dez meses após o mês de aniversário do segurado, o INSS envia uma notificação informando que a comprovação de vida não foi realizada. O aviso pode ser feito pelo aplicativo Meu INSS, pela Central de Atendimento 135 ou por meio da instituição bancária.

Após a notificação, o beneficiário deve realizar alguma atividade reconhecida pelas bases de dados do governo ou, se preferir, efetuar a prova de vida em um caixa eletrônico com biometria ou diretamente em uma agência da Previdência Social. O benefício só é bloqueado se nenhuma ação for tomada no prazo de 60 dias.

Para acompanhar a situação, o segurado pode consultar a data da última comprovação de vida pelo aplicativo ou site Meu INSS, acessando a opção “Prova de Vida”, ou entrar em contato com a Central de Atendimento 135.

As informações são do A Tarde



Leia mais

PUBLICIDADE