
O ex-prefeito de Juazeiro Isaac Carvalho (PSD) deve oficializar apoio a ACM Neto na segunda quinzena de dezembro. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (20/11) pelo site Política Livre.
O ex-prefeito de Juazeiro Isaac Carvalho (PSD) deve anunciar apoio a ACM Neto na segunda quinzena de dezembro, em um movimento que promete provocar novos abalos na base do governador Jerônimo Rodrigues (PT), desta vez no norte da Bahia. A articulação é conduzida pelo deputado estadual Jordávio Ramos (PSDB) e pelo deputado federal Adolfo Viana (PSDB), ambos aliados do ex-gestor de Salvador.
A adesão, caso se confirme, marca mais um capítulo da trajetória política oscilante de Isaac, que já passou por PCdoB e PT antes de ingressar no PSD. Ele pretende apoiar Jordávio em 2026, numa sinalização de alinhamento pleno ao grupo de ACM Neto. O ex-prefeito não deve ser candidato nas próximas eleições; se disputar algum cargo, será a Câmara Federal, desde que supere pendências jurídicas que ainda o rondam.
A relação de Isaac com o PT azedou de vez nas eleições municipais do ano passado. A cúpula petista insistiu até o limite na candidatura dele a prefeito de Juazeiro, contrariando aliados como PV, PCdoB, PSB e MDB. Impedido de concorrer por problemas na Justiça, o que classificou como uma frustração pessoal e política, Isaac migrou para o PSD com aval do senador Otto Alencar e lançou a candidatura do sobrinho, Celso Carvalho, da mesma sigla.
O movimento gerou forte irritação entre aliados e causou desconforto no próprio governador. Quem acabou vencendo o pleito foi Andrei Gonçalves, do MDB, considerado uma das grandes surpresas da eleição no geral. A candidata de ACM Neto era a então prefeita Suzana Ramos (PSDB), que não conseguiu a reeleição e sempre foi adversária de Isaac.
Avaliado por interlocutores como um “reposicionamento político”, o gesto de Isaac se soma a uma série de adesões recentes a ACM Neto vindas de políticos da base governista. Nas últimas semanas, os deputados estaduais como Nelson Leal (PP) e Cafu Barreto (PSD) migraram para o campo netista, embora apenas o segundo tenha interesse em concorrer à reeleição.
Otto Alencar criticou a decisão de Cafu. Resta saber como se posicionará numa eventual migração de Isaac Carvalho, a quem sempre chamou de amigo pessoal e que endossou o movimento que contrariou Jerônimo em 2024 Política Livre / Foto: Arquivo RedeGN