
Com o início dos festejos juninos em diversas cidades do interior da Bahia, o tráfego de veículos na BA-131 já registra aumento considerável desde o começo da semana. A rodovia estadual, que liga municípios como Jacobina, Miguel Calmon, Saúde, Caém, Pindobaçu até Senhor do Bonfim é uma das principais rotas utilizadas por moradores e visitantes que pretendem curtir o São João na região.
Segundo a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), o movimento tende a crescer ainda mais entre os dias 21 e 24 de junho, quando acontecem os principais eventos das festas juninas.
“Nossas equipes estão intensificando as ações de fiscalização, especialmente nos trechos de maior movimento e nos horários de pico. O objetivo é coibir abusos, evitar acidentes e garantir que todos cheguem aos seus destinos em segurança”, destacou o tenente Carlos Almeida, da PRE.
Ainda de acordo com a PRE, além das operações com etilômetro, os patrulhamentos estão sendo reforçados nos acessos a áreas urbanas onde os festejos acontecem, como em Miguel Calmon, Caém e Capim Grosso, que costumam atrair grande público.
As prefeituras dos municípios ao longo da BA-131 também estão colaborando com ações de apoio à segurança viária. Em nota, a Prefeitura de Miguel Calmon informou que está promovendo sinalização temporária nas imediações do circuito da festa, além de disponibilizar agentes de trânsito durante os dias de maior movimentação.
“Sabemos da tradição do São João em nossa região e estamos trabalhando para receber bem os visitantes, mas também para garantir que todos se desloquem com segurança. Pedimos aos motoristas atenção redobrada e respeito às normas de trânsito”, ressaltou a assessoria da Prefeitura de Saúde.
Com a expectativa de aumento no fluxo, autoridades também reforçam a importância do planejamento antecipado das viagens, o uso de rotas alternativas quando possível e a manutenção dos veículos antes de pegar estrada.
O São João é uma das festas mais esperadas do calendário nordestino e, para que a alegria não dê lugar a acidentes ou imprevistos, a responsabilidade deve ser compartilhada por todos os que vão pegar a estrada. Por:Portal Espaço Aberto .com.br