Ministério Público avalia volta da torcida mista no Ba-Vi em 2025
O Ministério Público da Bahia (MP-BA) está avaliando a possibilidade do retorno das torcidas de Bahia e Vitória aos estádios no clássico Ba-Vi em 2025. A Promotora de Justiça, Thelma Leal, declarou que "há grandes chances" do clássico voltar a ter torcedores tricolores e rubro-negros na próxima temporada.
Em entrevista ao Globo Esporte, a promotora afirmou que procedimentos estão sendo estudados para que os clássicos com as duas torcidas sejam retomados. “Nós estamos em tramitação com dois procedimentos muito importantes que nós denominamos GT da Fonte nova e GT do Barradão. Nesses procedimentos, nós estamos buscando a definição da classificação de riscos dos jogos que a partir daí será definida toda estratégia de segurança. Com isso, se nós conseguimos avançar com esses dois procedimentos, nós temos grandes esperanças de ter torcida mista ou torcida visitante, como é mais normal se falar para o ano de 2025. Nossa esperança é que a gente consiga firmar esse termo de ajustamento de conduta com todos os envolvidos. Isso ocorrendo, temos grandes chances de termos torcida visitante nos clássicos no ano de 2025”, afirmou.
Desde 2017, os Ba-Vis têm sido disputados com apenas a torcida do time mandante, após uma série de incidentes violentos. Neste ano, o MP-BA já promoveu reuniões para avaliar o retorno das torcidas, mas não houve avanço entre as partes. Contudo, o cenário atual, sem registros de grandes incidentes, é visto de forma mais otimista pela promotora.
“O Ministério Público tem acompanhado de muito perto toda essa problemática em relação à torcida. No ano passado, era a nossa intenção fazer esse retorno em 2024, mas não foi possível diante do cenário que se apresentava. Nesse ano de 2024, nós fizemos a mesma coisa, todo acompanhamento e, graças a Deus, até o presente momento não registramos graves incidentes envolvendo as torcidas dentro do estádio ou entorno do estádio”, acrescentou.
Posicionamento dos clubes
No final de 2023, uma reunião foi realizada entre os clubes, a Federação Bahiana de Futebol (FBF) e a Polícia Militar, revelando posicionamentos divergentes das partes. O Vitória, representado pelo presidente Fábio Mota, se mostrou a favor da torcida mista e citou novas reformas no Estádio Manoel Barradas, como a implementação da biometria facial para que o estádio garantisse a segurança dos torcedores.
Já o Bahia ainda não divulgou seu posicionamento oficial. Segundo informações divulgadas pelo GE, O tricolor de aço avalia o retorno com cautela, considerando a recomendação do Batalhão Especializado de Policiamento de Eventos (BEPE) contra a medida. O Bahia argumenta que não houve alterações nas políticas de segurança desde a proibição para justificar o retorno das duas torcidas.
COMENTÁRIOS